Olá mundo!

17:16 1 Comments



Com o desenvolvimento da tecnologia e a velocidade de trocas de informações do mundo atual, diversas mudanças têm acontecido no cotidiano e até na forma de pensarmos e agirmos. No entanto, muitas dessas mudanças não são percebidas por nós, uma vez que nos tornamos cada vez mais familiarizados com novos dispositivos e funcionalidades.
Quem há 20 anos atrás, ao redigir uma carta, imaginaria que um dia seria possível escrever e enviar o mesmo texto em questão de alguns minutos, como os serviços de e-mail possibilitam hoje em dia? Quem, ao usar um telefone, imaginaria que tão breve seria possível fazer vídeo chamadas entre duas ou mais pessoas?


A comunicação instantânea proporcionada pelas redes sociais, tão presentes em nossa rotina, tem tido papel fundamental em movimentações populares e ativismo fora da Web, contribuindo para a democracia e a liberdade de expressão. Porém, nem tudo são flores, e as mesmas redes sociais são também alvo de crackers e de vigilância governamental, colocando o usuário em risco e deixando sua privacidade em xeque.


Como tentativa de proteger o usuário, o governo federal aprovou em 2014 o Marco Civil da Internet. Mas.... do que se trata? Seria essa uma medida de regulamentação válida e realmente benéfica aos usuários? Permitir que um juiz possa retirar serviços de internet, como o WhatsApp, do ar pode não ser algo tão inofensivo quanto se pensa.


E, assim como os médicos, pedagogos e tantos outros profissionais, tem um código de ética a seguir, os profissionais de TI também possuem sua própria conduta profissional. Afinal, não somos tão “máquina” quanto dizem por aí.


Sob a orientação do professor Rogério do Nascimento, os estudantes Brunna Silva, Geovanne Santos, Igor Gonçalves, Luiz Felipe Souza e Mayara Machado, formaram esse blog com a finalidade de discutir temas relacionados à computação e sociedade; discutiremos sobre o poder das novas mídias, o Marco Civil da Internet, segurança nas redes sociais e o código de conduta da ACM e da SBC, utilizado pelos profissionais de Tecnologia da Informação (TI).

É com muito prazer que dizemos: “Olá mundo!”

Unknown

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard. Google

Um comentário:

  1. Caros alunos,

    o que pode influenciar a nota do blogue:

    - não identifiquei a apresentação de vocês - publiquem até a próxima terça-feira!

    Bons caminhos,

    R

    ResponderExcluir