Segurança ao enviar fotos íntimas

16:00 3 Comments

Embora seja uma boa forma de melhorar a relação com seu parceiro, não são raros os casos de pessoas, sejam jovens ou adultos, que tiveram consequencias desastrosas em suas vidas por causa do vazamento de fotos íntimas.


Imagem do Google


O fenômeno conhecido mundialmente como sexting¹, junção das palavras “sex” (do inglês, sexo) e “ting” (de texting), consiste no envio ou troca de conteúdo erótico pessoal através de dispositivos eletrônicos. A prática tem se tornado bastante popular, devido à facilidade de produção e de compartilhamento de imagens e vídeos.

A grande confiança que os usuários depositam em seus dispositivos faz com que ignorem medidas preventivas de segurança. O objetivo desse artigo é conscientizar o leitor dos perigos dessa prática e de como evitá-los.²



Para conteúdo armazenado localmente³


Se suas fotos e vídeos ainda estão no seu smartphone ou computador, há algumas precauções que você pode tomar. A primeira delas é evitar tirar fotos do seu rosto ou de quaisquer outros elementos que possam identificá-lo, como tatuagens ou marcas de nascença.
O ObscuraCam facilita a censura de rostos em fotos e vídeos, protegendo a identidade do(a) fotografado(a). É recomendável que, ao invés de apenas borrar seu rosto,  você o cubra inteiramente. Borrões podem ser removidos por engenharia reversa.


Preste atenção também nos dados que estão registrados no próprio arquivo. Câmeras de smartphones costumam armazenar informações chamadas dados EXIF4 (Exchangable Image FIle ou Arquivo Trocável de Imagem). Esses dados contém o tipo da câmera utilizada, data da foto, se o flash foi utilizado e até a localização de onde a foto foi tirada.
Você pode remover essas informações facilmente no Windows, clicando em propriedades > detalhes > remover propriedades e informações pessoais.
No Mac OS, isso pode ser feito através do software SmallImage, que precisa ser baixado antes. Basta arrastar as fotos para a janela do aplicativo e clicar em “Processar”.
Em sistemas Linux, você pode usar o software de linha de comando, EXIFTool. Disponível através do apt-get install libimage-exiftool-perl.


Evitando que seus dados sejam roubados


Imagine uma praça pública, onde várias pessoas estão conversando ao mesmo tempo. Seria fácil para qualquer um escutar a conversa entre outras duas pessoas.


Na internet, as mensagens, fotos e quaisquer outros dados trafegam por muitos outros dispositivos antes de chegar ao seu destino. Antes daquela sua mensagem no WhatsApp chegar ao seu amigo, ela passa antes por sua própria rede, pelo seu provedor, pela internet (onde passa por muitos outros roteadores) até ir para o provedor do seu amigo e de lá para o smartphone dele.


“Então minhas mensagens estão disponíveis para todas essas pessoas?”
Bem… sim e não. Utilizando métodos de criptografia, suas mensagens são embaralhadas no caminho e apenas desembaralhadas quando chegam ao seu destino.


“Ah então eu posso ficar tranquilo”.
Bem… também não. Algumas aplicações não criptografam seus dados antes de enviá-los (calma, o WhatsApp utiliza criptografia) e, se estiver usando uma rede sem fio aberta, muitos dos seus dados trafegarão em texto puro. Utilizando algumas ferramentas e técnicas, também é possível capturar seus dados antes que sejam encriptados ou até enganar a você, usuário, para enviá-los ao invasor.


“Me convenceu. Como posso me proteger?”
Primeiramente: evite redes públicas, redes sem senha que podem ser acessadas por qualquer um. Tá no shopping ou na faculdade e recebeu um “manda nudes” do namorado(a)? Espere chegar em casa, use o 3G, mas por favor, não envie usando a rede pública.
Mas como eu sei que você é teimoso(a), a conversa tá boa e você já tem uma foto pronta pra enviar, use algum serviço confiável de VPN (Virtual Private, Network ou Rede Privada Virtual); uma VPN irá criar um túnel criptografado entre o emissor e o receptor da mensagem; ou seja: um caminho alternativo e mais seguro para seus dados. Mas atenção: uma VPN confiável; do contrário, o próprio servidor da VPN pode acessar seus dados. Algumas recomendadas são o TorGuard e TorVPN, disponíveis para iOS e Android. Evite VPNs gratuitas e sempre leia a política de privacidade antes de utilizar o serviço.


Utilize serviços seguros de mensageria

Alguns serviços recomendados são o Signal Private Messenger, um aplicativo de Código aberto que utiliza criptografia de ponta a ponta. Está disponível para Android.
Outro aplicativo mais popular e também seguro é o Telegram. O Telegram também utiliza criptografia de ponta a ponta, além de ter a opção de Chats Secretos, onde as mensagens, fotos, vídeos e arquivos são auto destruídas em ambos os dispositivos. Está disponível para ambientes desktop, Android, iOS e Windows Phone.


Se for utilizar e-mail, utilize o ProtonMail, serviço de e-mail criptografado. Também utiliza encriptação de ponta a ponta, além de não registrar seus logs de IP, evitando que seu IP possa ser relacionado com sua conta, priorizando sua privacidade. O ProtonMail foi capaz de driblar a espionagem da NSA. (Snowden acusou que funcionários da agência viam fotos de diversos usuários da rede)n. Está disponível para iOS, Android e Desktop Web.


Por fim, se você tomou todas as medidas de segurança e, ainda assim, suas fotos vazaram, você pode usar a lei a seu favor. Desde 2012, a Lei dos Crimes Cibernéticos (12.737/2012), conhecida como Carolina Dieckman torna crime a invasão de dispositivos com a intuito de alterar, obter ou destruir dados.


O Artigo 21 do Marco Civil6 também obriga que o provedor retire o conteúdo do ar, como segue:


Art. 21. O provedor de aplicações de internet que disponibilize conteúdo gerado por terceiros será responsabilizado subsidiariamente pela violação da intimidade decorrente da divulgação, sem autorização de seus participantes, de imagens, de vídeos ou de outros materiais contendo cenas de nudez ou de atos sexuais de caráter privado quando, após o recebimento de notificação pelo participante ou seu representante legal, deixar de promover, de forma diligente, no âmbito e nos limites técnicos do seu serviço, a indisponibilização desse conteúdo.
Parágrafo único. A notificação prevista no caput deverá conter, sob pena de nulidade, elementos que permitam a identificação específica do material apontado como violador da intimidade do participante e a verificação da legitimidade para apresentação do pedido.


Portanto, a primeira coisa a se fazer é solicitar que o conteúdo seja removido do site onde está hospedado, o que pode ser feito através de e-mail.


Referências:


¹Você sabe o que é sexting? Tecmundo. Disponível em: <http://www.tecmundo.com.br/celular/3070-voce-sabe-o-que-e-sexting-.htm>. Acessado em 09/07/2016


²Como mandar nudes em segurança. SlideShare. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/christianebs/como-mandar-nudes-em-segurana-52731651>. Acessado em: 09/07/2016


³How to pratice safe sexting, without resorting to digital abstnence. Lifehacker. Disponível em: <http://lifehacker.com/how-to-practice-safe-sexting-without-resorting-to-digi-698798261>. Acessado em 25/07/2016


4 How can i remove personal info like location from photographs. LifeHacker. Disponível em: <http://lifehacker.com/5756373/how-can-i-remove-personal-info-like-locaion-from-photographs>. Acessado em 25/07/2016


5 ”A NSA ainda coleta informações de todo mundo, incluindo fotos do seu pênis”, afirma Edward Snowden. Exame. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/a-nsa-ainda-coleta-informacoes-de-todo-mundo-incluindo-fotos-do-seu-penis-afirma-snowden>. Acessado em 25/07/2016.


6 Artigo 21 da lei 12965/14. JusBrasil. Disponível em: <http://www.jusbrasil.com.br/topicos/27363736/artigo-21-da-lei-n-12965-de-23-de-abril-de-2014>. Acessado em 25/07/2016.


Unknown

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard. Google

3 comentários:

  1. Esses tipos de publicação o Obama tá de olho, cuidado rsrsrs. Postagem interessante tem serviços de web que nem conhecia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Obama tá de olho em tudo
      "Big Brother is watching you"

      Excluir
  2. Analisando bem não há meios seguros para fazer sexting, e mesmo tirando a foto sem mandar para ninguém você já corre o risco de ser raqueado e exposto.

    ResponderExcluir