O “boom” na forma de se comunicar

16:00 0 Comments



Será que um dia Sócrates ou Platão pensou em difundir seus conhecimentos em uma vídeo aula no youtube? Ou quem sabe Galileu Galilei quis que mais pessoas soubessem de suas descobertas e lhe dessem apoio?  E Napoleão Bonaparte? Será que pensou em fazer um discurso engajado expondo suas ambições ao mundo através da internet? Provavelmente não, mas com certeza em comum existiu o pensamento de que suas idéias chegassem o mais longe possível. A comunicação é uma ferramenta de evolução sinuosa, que sofreu um “boom” com o advento da tecnologia de informação no final do século XX.

Imagem do google


O aperfeiçoamento das técnicas de comunicação sofreu gradativo crescimento. O conhecimento do homem primitivo era preservado pela oralidade, ou seja, ele vivia o momento presente junto ao seu grupo, já que seu saber estava encarnado nele mesmo. O desenvolvimento da fala foi de estrema importância para a criação de estruturas sociais mais complexas. Com a revolução da agricultura veio o desenvolvimento da escrita, permitindo ao homem guardar o seu conhecimento através de registros, formando um passado. Por fim, a eclosão da revolução industrial que trouxe um novo modo de produção, de uso de energia e de inovações tecnológicas e cientificas. Até então um mundo que era físico passa a ter um espaço desmaterializado, com o aparecimento da telemática e microeletrônica, ambiente esse conhecido hoje como ciberespaço. A comunicação virtual seria a junção da comunicação oral com a escrita, aplicado em grande escala.
Hoje, século XXI, a comunicação restrita a uma pequena área já esta quase extinta, embora haja uma grande disparidade da evolução das tecnologias de informação nas áreas mais remotas, o mundo caminha para aproximar as pessoas. Mas aproximar, nesse contexto, não é sinônimo de praça cheia, bares e festas. “Aproximar” ganha uma nova visão no campo virtual: aproxima-se do mundo quem esta em casa na frente de alguma tela conectado na internet. Essa definição mostra o lado superficial que caminha a evolução da comunicação.
Albert Einstein disse que três grandes bombas foram estouradas no final do século XX: a bomba demográfica, a bomba atômica e a bomba das telecomunicações. Muitos autores costumam chamar de impacto das novas tecnologias da informação sobre a sociedade e cultura. Pierre Lévi critica em seu livro, Cibercultura, o termo “impacto”, pois para o autor subentendido nele está a ideia de choque e destruição de algo, gerando ambiguidade; já que o advento do ciberespaço faz algo além para a cultura e para sociedade, espalha ela por meio de grandes fluxos de informação criando uma aldeia global interconectada.
Fica explícito a linha tênue existente nessa evolução. Se de um lado a tecnologia aproxima virtualmente, de outro ela distancia fisicamente. Mas definir se trouxe malefícios ou não é reduzir um enorme campo de idéias a um conceito pequeno e é importante lembrar o tanto que as novas tecnologias contribuíram e contribuem no campo da comunicação, consolidando-se como a mais importante ferramenta para sua ampliação.



Referências:

[1]Nídia M.L. Lubisco, Lídia M.B. Brandão. Informação e Informática. Salvador: edufba, 2000.p. 7-31
[2]Pierre Lévy. Ciberculture. Editora 34, São Paulo, 1999.
[3] História viva, a origem da internet, http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/o_nascimento_da_internet.html

Unknown

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard. Google

0 comentários: