Fraude de identidade

04:44 5 Comments

Um dos crimes virtuais mais cometidos no Brasil é o Roubo de Identidade, também conhecido como Fraude de identidade. De acordo com o G1¹, em outubro de 2014, o Serasa registrou mais de 220 mil consultas controversas. O que faz da fraude o crime virtual mais cometido no Brasil.
O roubo de identidade consiste no uso de dados sobre uma pessoa para falsificação de documentos, geralmente utilizados para endividamento da vítima. Casos como esse já aconteciam antes do surgimento da internet, mas em menor número. A quantidade de informações que os usuários, imprudentemente, deixam “soltas” na rede facilitam, e muito, a realização desse tipo de crime.

Sim, criminosos estão utilizando seus dados e a culpa é sua. Mas como evitar ser um alvo fácil?

Antes de tudo, é necessário saber quais informações são valiosas para quem está tentando fraudar sua identidade. Em matéria da BCC², são destacadas algumas coisas que os criminosos querem que revele sobre si:


Evite tirar fotos de documentos

É compreensível ficar empolgado com alguma viagem ao exterior, com a aprovação na faculdade ou com o novo emprego.
Mas é preciso ter bom senso e evitar tornar públicas fotos de documentos que revelam seu nome completo, RG, endereço, dentre outras coisas. Por isso, nada de fotos com o passaporte aberto, ou da carteirinha da universidade.
É importante também, evitar fotos de cartões de crédito, tornando acessível para qualquer um o número da sua conta e o banco a que está vinculada. Pelo mesmo motivo, evite reclamar dos serviços nas redes sociais, melhor nem deixar saberem qual o seu banco.

Sua data de nascimento

É interessante tornar público o dia de seu aniversário para que seus amigos possam te parabenizar através das redes sociais, no entanto, isso também pode ser mais uma informação valiosa para os criminosos. Uma boa prática é omitir seu ano de nascimento.


Seu número de telefone

Tornar seu número de telefone público, além de dar margem para possíveis abusos, pode ser utilizado por criminosos para obter mais informações sobre você ou até para enganá-lo - fingindo ser o seu banco ,por exemplo - para que você mesmo faça ações que podem comprometer a si mesmo.

Proteja seu patrimônio


Finalmente realizou o sonho de morar em casa própria? De ter o próprio carro? Você realmente tem motivos para estar feliz, mas evite tirar fotos que mostrem a placa do carro ou da própria casa, o que pode revelar seu endereço.

Essas são algumas das medidas mais simples que você pode tomar para evitar ser vítima de fraude de identidade, Outras coisas também são importantes, como manter a segurança de seus dispositivos. Mas isso já é assunto pra outro post.

Referências:

[1] - Brasil registra1 tentativa de fraude com identidade a cada 12 segundos. G1. Disponível em: <http://goo.gl/tZpcFq>. Acessado em 29/08/2016

[2] - O que os criminosos online esperam que você revele sobre sua identidade. BBC Brasil. Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/geral-36806342>. Acessado em 29/08/2016

Unknown

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard. Google

5 comentários:

  1. Interessante, vou até tirar umas informações de minhas contas em redes sociais. Até porque quando você cria uma conta em alguma rede social, é quase que obrigatório por o número do telefone. E agora com essa "atualização" em que o whatsapp vai sincronizar seu número com o facebook, mais números se tornam de fácil acesso...

    ResponderExcluir
  2. Realmente a cada dia isso parece estar aumentando, a exemplo é que de uns meses pra cá está acontecendo vários casos de pessoas públicas que tiverem seus endereços e informações vazadas, e estavam recebendo entregas, cobranças e etc... usuários com má fé realizando trotes fazendo pedidos de pizzas e serviços em nome e endereço de outras pessoas.

    ResponderExcluir
  3. A culpa de sofrermos esses ataques muitas vezes é nossa mesmo. As redes sociais podem ser uma armadilha, principalmente para pessoas sem muito conhecimento para navegação web. Acredito que uma dica interessante seria usar um e-mail para redes sociais e outro para acessos bancários ou trabalho. Mas caso acontecer de virar vítima de fraude com dados bancários por exemplo, quais medidas deveria tomar?

    ResponderExcluir
  4. Ter o devido cuidado com as informações é muito importante. Porem, muitas vezes o próprio governo não tinha cuidado com as informações que nós passamos. Muitos portais facilitam o acesso as informações pessoais de pessoas desconhecidas, pois não possuem um dispositivo confiável de autenticação e validação de acesso. Um exemplo disso é a a Receita Federal: De posse do CNPJ de uma empresa é possível acessar várias informações da mesma. Com base nessas, conseguimos garimpar no Google o nome dos sócios. Em alguns casos conseguimos, utilizando os nomes, garimpar informações como CPF, CNPJ e outras. Completando um o conjunto de informações mais do que necessário para aplicação de alguns tipos de golpes. Devemos ter cuidado sim... muito cuidado. Mas devemos fiscalizar e cobrar maior cuidado de quem usa nossas informações.

    ResponderExcluir
  5. Armazenar informações em serviços de armazenamento em nuvem (Dropbox, One Drive, etc) virou febre nos tempos atuais. O que recomendo ( Para quem gosta da prática) é que antes de salvar documentos, fotos ou vídeos pessoais na nuvem. É interessante utilizar criptografia, pois nunca sabemos quem são os administradores do serviço ou se a empresa está sendo ética o possível. Criptografia, utilizar serviços pagos podem garantir que a sua identidade não seja fraudada e também que suas informações sejam mantidas em segurança no mundo digital.

    ResponderExcluir