SBC e o Código De Ética Profissional

11:19 3 Comments


A Sociedade Brasileira de Computação - SBC Ao nível internacional, a comunidade de tecnologia possui a ACM e seus códigos de conduta como parâmetros para a conduta ética do profissional de informática.
Porém não precisamos ir muito longe para encontrarmos um código de conduta ética, a SBC – Sociedade Brasileira de Computação - possui um Código de Ética da Instituição, voltado para reger o mercado de Informática no Brasil.

3 comentários:

ACM – Código de Ética profissional.

10:04 0 Comments

Quando falamos sobre conduta ética na área da computação temos como parâmetro, a nível internacional, o código desenvolvido pela ACM – Association for Computing Machinery.



Adotado pelo conselho da ACM em 16 de outubro de 1992, o código de ética e conduta profissional da ACM é dividido em 4 seções, 24 imperativos, formulados como afirmações de responsabilidade profissional, que identificam elementos importantes para o profissional de TI. Este código serve como uma base para tomada de decisões éticas em função de uma conduta profissional.

0 comentários:

Código de Conduta e a regulamentação profissional

07:38 3 Comments

Alguns são contra, outros são a favor. Profissionais de TI dividem suas opiniões a respeito da regulamentação da profissão abordado pelo projeto de lei 5101/2016, que foi anexado ao projeto de lei 3065/2015 que já traz em sua composição normas regulamentadoras para a profissão.

3 comentários:

Fraude de identidade

04:44 5 Comments

Um dos crimes virtuais mais cometidos no Brasil é o Roubo de Identidade, também conhecido como Fraude de identidade. De acordo com o G1¹, em outubro de 2014, o Serasa registrou mais de 220 mil consultas controversas. O que faz da fraude o crime virtual mais cometido no Brasil.
O roubo de identidade consiste no uso de dados sobre uma pessoa para falsificação de documentos, geralmente utilizados para endividamento da vítima. Casos como esse já aconteciam antes do surgimento da internet, mas em menor número. A quantidade de informações que os usuários, imprudentemente, deixam “soltas” na rede facilitam, e muito, a realização desse tipo de crime.

5 comentários: